Welcome / News / News / Elaboração e comercialização de azeites de qualidade: uma oportunidade para a olivicultura portuguesa

Cursos de formação

Elaboração e comercialização de azeites de qualidade: uma oportunidade para a olivicultura portuguesa

 

Esta iniciativa académica, da participação da Universidade Internacional de Andaluzia, da Universidade de Jaén, da Universidade de Évora (ICAAM, CEFAGE e NUFOR) e do Conselho Oleícola Internacional, surge com o objetivo de contribuir para a profissionalização do sector do azeite na Península Ibérica, e de um modo especial entre as regiões de Portugal e as regiões espanholas próximas da Extremadura e da Andaluzia, onde o peso económico das actividades ligadas ao olival e à produção de azeite é cada vez maior.

Por outro lado, é cada vez mais necessário conjugar esforços entre os dois países ibéricos, que se confrontam, conjuntamente, com uma grave crise de rentabilidade das explorações com olival e dos lagares.

O recente e rápido desenvolvimento da fileira do azeite, o “milagre azeiteiro”, nestes territórios permitiu identificar algumas falhas e deficiências das empresas oleícolas que é necessário colmatar, e a necessidade de aplicar estratégias e políticas comerciais, de acordo com o potencial presente e futuro oferecido pelo território. Neste contexto, organizaram-se três cursos de formação que tratam de abordar no seu conjunto uma série de questões centrais para a consolidação do setor do azeite: a obtenção de um azeite de qualidade e a valorização das suas qualidades do ponto de vista sensorial, a gestão adequada dos resíduos que se obtêm tanto nas fazendas de oliveira como durante o processo de moagem da azeitona, e a urgência por abordar de forma eficiente o grande desafio que têm as empresas de azeite implantadas em Portugal, que é a comercialização eficaz tanto azeite a granel, como do azeite engarrafado, com destino ao mercado nacional e estrangeiro.

Os programas curriculares destes cursos são o resultado da estreita colaboração entre os professores de elevado prestígio académico, das várias Universidades que participam neste projeto, e de especialistas em matérias oleícolas, em todos os casos com experiência acreditada. Por outro lado, esta iniciativa não poderia ser realizada sem o apoio institucional e económico do Conselho Oleícola Internacional, o que permitiu reduzir consideravelmente o custo do curso, algo especialmente relevante nestes tempos de crise.

 

Consultar PROGRAMA

 

CURSOS DE FORMAÇÃO:

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO E HORÁRIO

Os cursos serão realizados na Universidade de Évora, no Pólo da Mitra e no Colégio do Espírito Santo. A localização exacta será comunicada aos alunos matriculados antes do começo dos cursos. As aulas serão realizadas em sessões à tarde, de segunda a sextafeira, entre 14 e 19,30 horas.

 

MATRÍCULAS (consulte o Programa acima para mais informações)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

NORMAS PARA PREENCHIMENTO

Contacto para inscrição: baeza@unia.es