Welcome / News / Upcoming events / Seminários de Investigação Científica / Análise quantitativa dos dados sobre avaliação e aprendizagem do Projeto AVENA para a Universidade de Évora

Análise quantitativa dos dados sobre avaliação e aprendizagem do Projeto AVENA para a Universidade de Évora

Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo - Sala 124

16/05/2014 03:30 pm

Adriana Backx (Universidade de São Paulo, Brasil)

O Projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas) é um projeto financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com a participação de quatro Instituições portuguesas e três brasileiras.

No âmbito do projeto foram desenvolvidos questionários para professores e alunos, buscando analisar práticas e percepções relacionadas com o ensino, a aprendizagem e avaliação. Os questionários estão divididos em quatro partes: dados pessoais (nove questões) e questões com reflexões sobre o ensino, aprendizagem e avaliação, contendo quinze questões fechadas em cada item, perfazendo um total de quarenta e cinco questões. Esta apresentação se refere à análise dos dados obtidos na aplicação do instrumento para Universidade de Évora.

A apresentação será desenvolvida considerando inicialmente uma visão geral dos resultados para cada dimensão pesquisada (ensino, aprendizagem e avaliação) em relação às diferentes áreas de conhecimento (Ciências Sociais; Artes e Humanidades; Engenharias e Tecnologias; Ciências da Saúde), seguida da análise sobre as diferenças de percepção entre professores e alunos.

Outros seminários / Other seminars: Programa completo / Full programme.