Welcome / Research output / Articles / Book articles and chapters / Análise Longitudional da investigação em Contabilidade sobre Relato Ambiental

Análise Longitudional da investigação em Contabilidade sobre Relato Ambiental

Mata, C., A. Fialho, T. Eugénio (2015), "Análise Longitudional da investigação em Contabilidade sobre Relato Ambiental", Gestão Socialmente Responsável, Repensar a Empresa, Teoria, Contextos e Práticas Edições Sílabo, Lda (ISBN: ISBN: 978-972-618-808-7).
Abstract:

Resumo Este estudo pretende contribuir para uma revisão da investigação em Contabilidade sobre a temática do Relato Ambiental, através da análise dos artigos publicados em 20 accounting top journals, entre 2006 e 2011. Foram identificados 130 artigos, tendo a maioria sido publicados no: Accounting, Auditing & Accountability Journal, Accounting Forum, Accounting, Organizations and Society e Critical Perspectives on Accounting. Do universo dos estudos identificados, foram analisados 62 artigos. Para cada artigo optamos por analisar as seguintes dimensões: os objetivos e resultados obtidos, as metodologias adotadas, a origem dos dados, os setores de atividade e países em estudo. Os estudos procuram compreender as práticas e identificar os fatores que influenciam o relato ambiental, analisar o impacto da regulamentação sobre o relato ambiental, identificar uma «teoria social», estudar os sistemas de contabilidade ambiental e analisar a relação entre o relato ambiental e o desempenho ambiental e económico. Constatámos que a maioria dos estudos apresenta uma abordagem longitudinal e utiliza preferencialmente como metodologia a análise de conteúdo. Palavras-chave: contabilidade social e ambiental; relato ambiental; revistas de contabilidade; investigação.