Welcome / Research output / Articles / Articles published in other peer-review journals / A competitividade do regadio de Alqueva em Portugal: o caso do bloco de rega do Monte Novo

A competitividade do regadio de Alqueva em Portugal: o caso do bloco de rega do Monte Novo

Santos, M., R. Fragoso, P.D.S. Henriques, M.L.S. Carvalho (2012), "A competitividade do regadio de Alqueva em Portugal: o caso do bloco de rega do Monte Novo", Revista de Economia e Sociologia Rural, 50(1), 107-118.
Abstract:

O objectivo deste estudo é avaliar a competitividade do regadio de Alqueva no Sul de Portugal na região Alentejo. O estudo foi realizado com base em três grupos de explorações agrícolas representativas seleccionadas de uma amostra de explorações agrícolas do bloco de rega do Monte Novo. Para cada uma delas, foi desenvolvido um modelo de programação matemática multi-período adaptado às suas características específicas. Os principais resultados permitem concluir que a Política Agrícola Comum e a Directiva Quadro da Água condicionam a competitividade do regadio nesta região. No entanto, a adopção de novas tecnologias de produção permitirá contrariar esses efeitos negativos e assegurar a competitividade futura do regadio.