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Aspectos económicos da produção e comercialização do vinho em Portugal

Carvalho, M.L.S., M.R. Ventura, V. Dordio (1990), "Aspectos económicos da produção e comercialização do vinho em Portugal", Revista de Ciências Agrárias, 13(2), 37-45.
Abstract:

Neste trabalho são analisados e apresentados alguns aspectos relevantes para a Economia da Produção e Comercialização do vinho, sem no entanto se pretender fazer uma análise pormenorizada do seu mercado, quer a nível nacional, quer comunitário. Assim, aborda-se a reforma da OCM do vinho aprovada em Conselho de Ministros da Comunidade em 1984, bem como as repercussões provenientes da aplicação das suas principais linhas de acção. Portugal ocupa a sétima posição no sector vitivinícola mundial, enquanto que três dos seus restantes parceiros comunitários (Itália, França e Espanha) são os 3 primeiros produtores mundiais. Esta situação explica o interesse dedicado a este produto agro-industrial por parte da Comunidade e a importância que o mesmo deve ter em Portugal. Com efeito, quando produto de qualidade, e desde que se adopte a estratégia correcta de reconversão tecnológica e estrutural da área de vinha (sem descurar a parte comercial), o vinho poderá vir a constituir um elemento importante no mercado nacional e com possibilidades de concorrer com os seus congéneres, a nível do mercado comunitário.

Keywords: Vitivinicultura; Economia; Vinho; Mercados Agrícolas.