Welcome / Research output / Articles / Articles published in other peer-review journals / O papel da FAPESP no ecossistema empreendedor do Estado de São Paulo

O papel da FAPESP no ecossistema empreendedor do Estado de São Paulo

Carvalho, L., A. Viana Noronha, D. Mantovani (2016), "O papel da FAPESP no ecossistema empreendedor do Estado de São Paulo", Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 7(1), 84-101.
Abstract:

O ecossistema empreendedor é atualmente considerado como um espaço regional que inclui um conjunto diversificado de intervenientes institucionais e individuais, fomentando o espírito empresarial, a inovação e o empreendedorismo. Este espaço regional encerra um conjunto diversificado de atores que se incluem de acordo com o modelo da Hélice Tripla associadas a três dimensões: governo-universidade-empresas. Este artigo analisa o ecossistema empreendedor do Estado de São Paulo, considerando o papel da FAPESP como entidade de fomento a programas de pesquisa neste território. Para tanto, a pesquisa considerou busca desenvolvida na biblioteca virtual da FAPESP, identificando projetos de pesquisa relacionados com o tema de Empreendedorismo. O foco maior, entre os projetos analisados, está relacionado com o ensino de empreendedorismo e o empreendedorismo em um contexto de desenvolvimento local, com ênfase às micro e pequenas empresas e empreendedores, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.