Welcome / Research output / Articles / Articles published in other peer-review journals / Repensar a Cadeia de Valor do cacau biológico de São Tomé e Príncipe

Repensar a Cadeia de Valor do cacau biológico de São Tomé e Príncipe

Prazeres, I. & Lucas, M. R. (2020), "Repensar a Cadeia de Valor do cacau biológico de São Tomé e Príncipe", Revista de Ciências Agrárias, 43(1), 48-60.
Abstract:

O cacau, uma commodity importante na economia de São Tomé e Príncipe (STP) por garantir subsistência, criar emprego e desenvolvimento de microeconomias locais e contribuir para o PIB e para a imagem do país, vem perdendo espaço no mercado internacional, pela queda do preço mundial e pela existência de monopólio ou de concentração de poder de alguns intervenientes da cadeia de valor internacional do cacau. Em consequência, não tendo o país condições para competir em termos quantitativos nem para realizar investimentos noutras economias de escala, a produção e o rendimento do produtor tem vindo a diminuir. O objetivo deste artigo foi o de caracterizar e repensar a cadeia de valor do cacau biológico em STP, identificando as suas fragilidades e potencialidades, propondo formas para a criação de valor e melhoria da sua sustentabilidade e imagem internacional. Os resultados sugerem que repensar a cadeia de valor, passa pela criação de uma IGP com um controlo oficial eficaz e uma componente de promoção coletiva que permita ganhar eficiência ou escala, em articulação, de uma forma estratégica e operacional, com o turismo, o café biológico e, a gastronomia, entre outros sectores fundamentais.