Welcome / Research output / Articles / Articles published in other peer-review journals / Um caleidoscópio de perspectivas sobre o sistema público de escrituração digital

Um caleidoscópio de perspectivas sobre o sistema público de escrituração digital

Jordão, R.V.D., M.S. Silva, M.C.R.L. Vasconcelos, H.G. Brasil (2015), "Um caleidoscópio de perspectivas sobre o sistema público de escrituração digital", Revista Contemporânea de Contabilidade (UFSC), 12(6).
Abstract:

A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de empresários, contadores e órgãos fiscalizadores de Minas Gerais sobre a adoção do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A pesquisa quantitativa e qualitativa do tipo survey baseou-se em um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, aplicadas a 130 respondentes. Os resultados evidenciam que o SPED promoveu avanços informacionais e tecnológicos, mais transparência e mudanças culturais; modernizou a sistemática de fiscalização e arrecadação; provocou inovação em sistemas e processos contábeis, empresariais e governamentais; e exigiu o aprendizado de novas metodologias, processos e tecnologias. Isso aumentou a eficiência tributária do governo e trouxe significativos impactos organizacionais, exigindo que as empresas inovassem em seus processos corporativos e de negócios. No geral, os resultados mostraram que os dirigentes de empresas, contadores e órgãos fiscalizadores precisam se preparar melhor para o uso do SPED e suas inovações, aperfeiçoando e investindo em atividades de gestão tributária.