Bem-vindo / Apresentação

Apresentação

O Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE) foi criado em Junho de 2006, por investigadores dos Departamentos de Gestão e Economia da Universidade de Évora, estando vocacionado para a investigação científica e para a divulgação e aplicação do conhecimento nos diversos domínios da Gestão e Economia. O CEFAGE-UE é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) desde 2009, ano em que foi classificado como “Excelente”, tendo obtido a classificação de “Muito Bom” em 2014. Desde 2013 o CEFAGE-UE passou a dispôr de pólos científicos nas seguintes instituições: Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente, as principais áreas de investigação do CEFAGE-UE são as seguintes: Crescimento Sustentado, Econometria, Economia do Território, Economia do Turismo, Economia do Trabalho, Economia e Política Agrícola, Economia Internacional, Finanças, Gestão dos Recursos Ambientais, Inovação e Empreendedorismo, Investigação Operacional e Organização Industrial. Reflectindo os interesses de investigação dos seus membros, o CEFAGE-UE encontra-se dividido em quatro grupos de investigação: "Industrial Economics and Business Strategy", "Econometrics, Statistics and Operations Research", "Finance" e "Labour, Regional and Macroeconomics".

Considerando os interesses de investigação dos nossos membros e as suas capacidades e competências, no período entre 2015 e 2020 a investigação do CEFAGE será organizada nas seguintes onze linhas temáticas:

1. Modelos Econométricos para Variáveis Discretas ou Limitadas

2. Estratégia, Operações e Desempenho

3. Economia e Gestão dos Recursos Alimentares e Ambientais –Abordagens teóricas e empíricas

4. Estrutura de Capital, Decisões de Investimento e Desempenho

5. Mercados Financeiros e Comportamento do Investidor

6. Regulação e Política de Concorrência

7. Empreendedorismo, Inovação e Evolução dos Mercados

8. Mercado do Trabalho e Desenvolvimento

9. Crescimento e Desenvolvimento Económico: Teoria, política e aplicações empíricas

10. Desenvolvimentos Teóricos e Empíricos em Economia doTurismo

11. Economia Monetária Internacional e Integração Financeira