Missão

No período entre 2015 e 2020, os dois principais objectivos do CEFAGE são promover a produção e difusão de investigação de elevada qualidade em Economia e Gestão e formar estudantes de doutoramento em Economia e Gestão, providenciando-lhes uma formação que combine o rigor académico com o entusiasmo da descoberta associado à investigação científica. Para atingir estes dois propósitos, iremos prosseguir os seguintes objectivos gerais:

1 – Promover a produção e difusão de investigação de elevada qualidade nas áreas da Economia e da Gestão, continuando a aumentar o número de artigos publicados em revistas indexadas no ranking do CEFAGE e aumentando a percentagem de artigos publicados em revistas classificadas como A ou acima.

2 – Criar um programa de doutoramento sólido em Ciências Económicas e Empresariais, leccionado em inglês e utilizando como corpo docente os membros integrados do CEFAGE, independentemente da sua instituição de origem.

3 – Promover o desenvolvimento de linhas temáticas de investigação de excelência.

4 – Expandir a especialização de alguns dos nossos actuais grupos de investigação, atraindo jovens investigadores promissores que trabalham em áreas como o Marketing, a Gestão de Operações e a Economia Comportamental e Experimental.

5 – Aumentar a cooperação com investigadores de outras instituições, através da participação dos nossos membros em redes científicas nacionais e internacionais, participação em projectos de investigação conjuntos e a coautoria de artigos científicos.

6 – Manter um ambiente de investigação muito estimulante e promover uma cooperação próxima entre os membros, encorajando a publicação dos seus trabalhos preliminares na Série de Working Papers do CEFAGE, organizando uma série de seminários interna com o objectivo de facilitar a comunicação e partilha de ideias entre os membros, e organizando pelo menos uma vez por ano um workshop do CEFAGE onde todos os membros das diversas unidades se encontram.

7 – Envolver os estudantes de doutoramento nas actividades de investigação regulares do CEFAGE.

8 – Aumentar o número de teses de doutoramento concluídas, supervisionadas por membros do CEFAGE, e, mais importante, aumentar o número de artigos baseados no trabalho das teses de doutoramento publicados em revistas de elevada qualidade.

9 – Manter os nossos membros integrados e os alunos de doutoramento actualizados relativamente aos mais recentes avanços nas nossas áreas de investigação, e bem preparados para a utilização de software e de bases de dados.

10 – Aumentar o financiamento obtido através de projectos de investigação e prestação de serviços.

11 – Organizar conferências internacionais relevantes nas nossas áreas de investigação, de forma a aumentar a visibilidade internacional do Centro em todas as nossas principais áreas de investigação.

12 – Convidar os membros do Research Advisory Board a visitar o CEFAGE pelo menos duas vezes durante o Programa Estratégico.