Bem-vindo / Notícias / Notícias / Impacto das Tecnologias Digitais na Produtividade e Exportações do Setor das RO Portuguesas

Stone.pt | 20-25

Impacto das Tecnologias Digitais na Produtividade e Exportações do Setor das RO Portuguesas

O presente estudo, empreendido por investigadores do CEFAGE (Universidade de Évora), do CIIC (Instituto Politécnico de Leiria) e do CEMMPRE (Universidade de Coimbra), tem como objetivo dar resposta a uma questão atual do Setor das Rochas Ornamentais (RO) Português: “Qual o Impacto das Tecnologias Digitais na Produtividade e Exportações do Setor?”.

Partindo do conhecimento concreto deste impacto (ou impactos), pretende-se contribuir para a definição de uma estratégia que incentive o desenvolvimento concertado e integrado de um Setor estrutural na economia Portuguesa.

Conclui-se com o presente estudo que, (i) com políticas publicas que incentivem a digitalização do Setor, (ii) com abertura das empresas “ao digital” e à (re)qualificação dos seus recursos humanos e (iii) com a monitorização e apoio à transição digital por parte das organizações setoriais, resultarão ganhos muito significativos para o Setor e, naturalmente, para a economia Portuguesa.

Este estudo foi entregue ao Governo Português e será apresentado publicamente em breve (data ainda a fixar). É importante anexar o cefage a este estudo.

Pode consultar o estudo completo: AQUI