Bem-vindo / Pessoas / Membros não integrados / Colaboradores / Freitas, Maria de Belém Ferreira da Silva Costa
Maria de Belém Ferreira da Silva Costa Freitas
Professor Auxiliar (Universidade do Algarve)

Doutorada em Gestão de Empresas (U. Évora, 2004), Mestre em Economia Agrícola (U. Évora, 1994), Licenciada em Engenharia da Produção Animal (U. Évora, 1988).

Sustentabilidade das Políticas Agrícolas e Florestais e a sua Importância na Questão da Desertificação; A Influência do Risco no Comportamento do Consumidor – a Percepção do Risco e a sua Influência nas Escolhas do Consumidor.

Martins, M.B., A.M. Xavier, R. Fragoso (2014), "A bio-economic forest management model for the Mediterranean forests: a multi-criteria approach", Journal of Multi-Criteria Decision Analysis, 21(1-2), 101-111.
Martins, M.B., A.M. Xavier, R. Fragoso (2012), "Redistributing soil occupation data by a dasymetric mapping methodology", Agricultural and Resource Economics Review, 41(3), 351-366.
Fragoso, R., C.A.F. Marques, M.R. Lucas, M.B. Martins, R.F. Jorge (2011), "The economic effects of Common Agricultural Policy on Mediterranean Montado/Dehesa ecosystem", Journal of Policy Modeling, 33(2), 311-327.
Martins, M.B., C.A.F. Marques (2007), "Methodological aspects of a mathematical programming model to evaluate soil tillage technologies in a risky environment", European Journal of Operational Research, 177(1), 556-571.
Martins, M.B., C.A.F. Marques (2006), "Is agricultural policy promoting a new role for farmers?: A case study", Journal of Policy Modeling, 28(8), 847-860.

Xavier, A., M.B.C. Freitas, R. Fragoso, M.S. Rosário (2018), "A regional composite indicator for analysing agricultural sustainability in Portugal: A goal programming approach", Ecological Indicators, 89, 84-100.
Xavier, A., R. Fragoso, M.B.C. Freitas, M.S. Rosário, F. Valente (2018), "A Minimum Cross-Entropy Approach to Disaggregate Agricultural Data at the Field Level", Land, 7(2), 62.
Xavier, A.M.S., M.B.C. Freitas, R. Fragoso (2015), "Management of Mediterranean forests — A compromise programming approach considering different stakeholders and different objectives", Forest Policy and Economics, 57, 38-46.
Xavier, A., M.B. Costa Freitas (2014), "Recent dynamics and trends of Portuguese agriculture – a Biplot analysis", New Medit, 13(4), 67-74.
Martins, M.B., M.R.V. Lucas, R. Fragoso (2005), "The difficult relationship between agricultural policy, income, labour and sustainable development", New Medit, 4(4), 9-13.
Martins, M.B., C.A.F. Marques, M.R.V. Lucas (2004), "Methodological aspects of a linear programming model for economic evaluation of alternative soil tillage technologies", New Medit, 3(3), 55-59.
Jorge, R., M.B. Martins, M.L. Coelho, M.R.V. Lucas (2003), "Draughts – Will farmers change their decisions?", New Medit, 2(4), 46-50.

Xavier, A., R. Fragoso, M.B.C. Freitas, M.S. Rosário (forthcoming), "An Approach Using Entropy and Supervised Classificationsto Disaggregate Agricultural Data at a Local Level", Journal of Quantitative Economics.
Xavier, A., M.B. Freitas, R. Fragoso, M.S. Rosário (2017), "Uma abordagem baseada na programação por metas para a gestão de sistemas agroflorestais com múltiplos stakeholders", Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 46, 57-70.
Costa Freitas, M.B., A. Xavier, R. Fragoso (2017), "Integration of Fire Risk in a Sustainable Forest Management Model", Forests, 8(8), 270.
Xavier, A.S., M.B.C. Freitas, C.R. Antunes (2016), "The water surfaces’ ecosystem services and the opinion of different stakeholders: an approach based on goal programming", International Journal of Management and Decision Making, 15(2), 184-204.
Xavier, A., M.B.C. Freitas, R. Fragoso (2014), "Disaggregation of Statistical Livestock Data Using the Entropy Approach", Advances in Operations Research, 2014.
Martins, M.B., R. Fragoso, A. Xavier (2011), "Spatial disaggregation of agricultural data in Castelo de Vide, Alentejo, Portugal: an approach based on maximum entropy", JP Journal of Biostatistics, 5(1), 1-16.
Lucas, M.R., C.A.F. Marques, M.B. Martins, R. Fragoso (2011), "Portuguese agriculture and its role in multifunctional rural development", Apstract - Applied Studies In Agribusiness And Commerce, 5(1-2), 39-46.
Martins, M.B., B.N.J. Simão, M.A. Neves, M.R.V. Lucas (2008), "Socio-economic characterization of olive groves in the region of Serpa and Moura, south of Portugal", Economics and Rural Development, 4(1), 22-28.
Fragoso, R., M.B. Martins, M.R.V. Lucas (2008), "Generate disaggregated soil allocation data using a minimum cross entropy model", WSEAS Transaction on Environment and Development, 9(4), 756-766.
Lucas, M.R.V., M.B. Martins, M.L.S. Coelho (2002), "Valorização dos recursos alimentares: cálculo das necessidades alimentares de bovinos na região Alentejo", Revista Portuguesa de Zootecnia, 9(2), 53-67.
Lucas, M.R.V., M.B. Martins (1999), "Valorização dos recursos alimentares: a adequação dos sistemas de alimentação à produção ovina do Alentejo", Revista Portuguesa de Zootecnia, 6(2), 37-54.

Fragoso, R., M.B. Martins, M.R.V. Lucas (2009), "Competitiveness evaluation for the Alentejo agriculture among the montado ecosystem", in Jeanette B. Pauling (eds.), Natural Resources: Management, Economic Development and Protection, New York: Nova Science Publishers, 1-24 (ISBN: 978-1-6045-6982-7).

Livros pedagógicos

Marques, C.M., R. Fragoso, L. Coelho, M.R.V. Lucas, M.L. Godinho, M.B. Martins (2009), Exercícios Práticos de Planeamento da Empresa Agrícola, Colecção Manuais da Universidade de Évora, Série Área Departamental de Ciências Económicas e Empresariais, Évora: Universidade de Évora (ISBN: 978-972-778-103-4).

Martins, M.B. (2004), Avaliação Económica de Tecnologias Alternativas de Mobilização do Solo em Situação de Risco, Ph.D. thesis, Universidade de Évora, Portugal.

Projectos financiados por programas internacionais de âmbito universitário e empresarial

European Union (MED program)

2009-2012
1 535 540 €