Auto-avaliação em Instituições de Ensino Superior com Base no Modelo de Excelência da EFQM

04/06/2008 14:30

Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo, Sala 131

Maria João Pires da Rosa (Universidade de Aveiro)

Resumo / Abstract:

Com o presente trabalho de investigação pretendeu-se perceber de que forma o Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management) pode ser utilizado pelas instituições de ensino superior enquanto ferramenta para a sua auto-avaliação institucional, tomando como exemplo os resultados obtidos com a sua aplicação em instituições de ensino superior Portuguesas.

Apesar do sucesso alcançado com a implementação do modelo, é preciso reconhecer que os resultados obtidos nos seus diferentes critérios pelas instituições de ensino superior Portuguesas apontam para um panorama porventura demasiado positivo no que respeita à implementação no seu seio do conjunto de práticas de gestão e melhoria da qualidade incluídas no questionário utilizado para aplicação do modelo.

Este não era, de facto, o cenário esperado, sobretudo tendo em consideração um conjunto de entrevistas realizadas anteriormente (no âmbito de um estudo exploratório preliminar) a responsáveis por diferentes instituições de ensino superior, bem como as opiniões habitualmente expressas por Reitores e Presidentes das instituições. Por outro lado, acredita-se que o modelo é suficientemente exigente em termos da implementação de práticas de gestão da qualidade nas organizações para que as instituições de ensino superior pudessem obter um valor global de qualidade tão elevado como aquele que obtiveram com a sua implementação, a menos que as respostas ao questionário utilizado tenham sido demasiado optimistas face à realidade.

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