Impacto do Desempenho da Cooperativa Café Timor na Satisfação e Qualidade de Vida dos seus Membros

03/12/2010 15:30

Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo - Sala 124

Carlos da Conceição de Deus (UNTL)

Resumo / Abstract:

A qualidade de vida e o nível de bem estar das populações rurais de Timor Leste apresenta limitações bastante grandes, mesmo nas regiões produtoras de café, o principal produto agrícola criador de rendimento. O presente estudo analisa o impacto do desempenho da Cooperativa Café Timor (CCT) na satisfação e qualidade de vida dos seus membros, os agricultores produtores de café.

O estudo é baseado na análise documental; em entrevistas semi-estruturada aos dirigentes da Cooperativa Café Timor; e num inquérito por questionário aos produtores de café de uma Cooperativa de Café Orgânica, associado da CCT, localizada no Distrito de Ermera e Sub-Distrito de Lete Foho. O local escolhido para os inquéritos foi o Distrito de Ermera, Sub-Distrito de Lete Foho, devido ao facto do café nesta região ter uma grande qualidade e a principal fonte de rendimento das famílias e a população ter uma qualidade de vida com bastantes limitações.

Este estudo analisa a satisfação dos agricultores produtores de café através da avaliação do desempenho da cooperativa, da identificação dos problemas encontrados nas suas operações, do nível de participação dos seus membros, da satisfação dos serviços fornecidos pela cooperativa e da qualidade de vida dos seus membros. Este estudo contribui também para a compreensão do desempenho da CCT, do impacto dos seus principais problemas e constrangimentos no seu desempenho e da relação da cooperativa com outros intermediários que vendem café.

Os resultados dos estudos mostram, por um lado, que a qualidade de vida dos agricultores na região de estudo ainda é baixa e, por outro lado, que os agricultores se encontram satisfeitos com o desempenho da Cooperativa Café Timor.

Outros seminários / Other seminars: Programa completo / Full programme.

Partilha