O Planeamento de Canais de Comercialização no Agro-Negócio: O Caso do Azeite
Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo - Sala 124
Rui Fragoso (Universidade de Évora)
Resumo/Abstract: Os canais de comercialização influenciam os custos dos agentes e as estratégias de adaptação ao ambiente institucional, sendo por conseguinte um factor determinante da competitividade das cadeias de valor do agro-negócio. Para o efeito, propõe-se um modelo de planeamento dos canais de comercialização que fundamente a selecção do canal, tendo também em conta os custos de transacção e os mecanismos de comercialização. O modelo integra uma fase de diagnóstico e uma fase decisão e é feita a sua aplicação à cadeia de valor do azeite. A fase de diagnóstico compreende a análise da cadeia de valor, dos canais de comercialização, das características das transacções e do ambiente institucional. A fase de decisão sistematiza a selecção do canal, enquadrando a informação do diagnóstico numa análise qualitativa custo-benefício, com base na resolução de um problema multi-critério de ordenação de preferências.
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