Carlos Joaquim Farias Cândido

Membro Integrado Doutorado
Professor Auxiliar com Agregação (Universidade do Algarve)

Doutorado em Gestão (Sheffield Hallam University, 2001), Mestre em Gestão (ISCTE, 1996), Licenciado em Gestão (Universidade do Algarve, 1992).

Áreas de Investigação


Formulação e implementação da estratégia empresarial; Gestão da qualidade; Qualidade e certificação; Implementação da gestão da qualidade total e da ISO 9000; Empreendedorismo; Gestão da performance.

Produção científica

Artigos Publicados em Revistas Científicas Seleccionadas (indexadas no ranking do CEFAGE)

2023

Camango, C., C.J.F. Cândido , (2023) , "ISO 9001 maintenance, decertification and recertification: A systematic literature review_(publicação)" , Total Quality Management & Business Excellence , 34 , (14) , 1764-1796 .
Cândido, C.J.F. , (2023) , "Strategies for the ISO 9001 certification life cycle (StrategISO)" , International Journal of Productivity and Performance Management .
Cândido, C.J.F., Ferreira, L.M.F.R. , (2023) , "ISO 9001 internal decertification motivations: Exploring barriers and benefits of certification as withdrawal antecedents." , Production Planning & Control , 34(4) , 330-344 .

2022

Cândido, C.J.F., L.M.F.R. Ferreira , (2022) , "Determinants of expected performance after ISO 9001 certification withdrawal" , Total Quality Management & Business Excellence , 33 , 1661-1717 .

2021

Cândido, C., Coelho, L., Peixinho, R. , (2021) , "Why firms lose their ISO 9001 certification – Evidence from Portugal" , Total Quality Management & Business Excellence , 32 , 632-651 .
Ferreira, L.M.F.R., Cândido, C.J.F. , (2021) , "Factors influencing firm propensity for ISO 9001 withdrawal: Evidence on decertification tendency and antecedents" , International Journal of Production Economics , 233 .

2020

Esgarrancho, S., C.J.F. Cândido , (2020) , "Firm preparation for ISO 9001 Certification – The case of the hotel industry in Portugal" , Total Quality Management & Business Excellence , 31 , 23-42 .
Gonçalves, F.M.R.R., C.J.F. Cândido e I.M.P.L. Feliciano , (2020) , "Inertia, group conformity and patient loyalty in healthcare in the information age" , Journal of Service Theory and Practice , 30 , 307-330 .

2016

Cândido, C., L.M.S. Coelho , R. Peixinho , (2016) , "The financial impact of a withdrawn ISO 9001 Certificate" , International Journal of Operations & Production Management , 36 , 23-41 .

2015

Cândido, C.J.F., S.P. Santos , (2015) , "Strategy implementation: What is the failure rate?" , Journal of Management & Organization , 21 , 237-262 .

2011

Cândido, C.J.F., S.P. Santos , (2011) , "Is TQM more difficult to implement than other transformational strategies?" , Total Quality Management and Business Excellence , 22 , 1139-1164 .

2005

Cândido, C. , (2005) , "Service quality strategy implementation: a model and the case of the Algarve hotel industry" , Total Quality Management & Business Excellence , 16 , 3-14 .

2001

Cândido, C., D.S. Morris , (2001) , "The implications of service quality gaps for strategy implementation" , Total Quality Management , 12 , 825-833 .

2000

Cândido, C., D.S. Morris , (2000) , "Charting service quality gaps" , Total Quality Management , 11 , 463-472 .

Artigos Publicados em Revistas Científicas Indexadas na Base ISI (não indexadas no ranking do CEFAGE)

2019

Cândido, C.J.F., S.P. Santos , (2019) , "Implementation obstacles and strategy implementation failure" , Baltic Journal of Management , 14 , 39-57 .

Artigos Publicados Noutras Revistas Científicas

2020

Kukaev, I.S., C.J.F. Cândido e A.M. Makarov , (2020) , "Opportunity costs, leadership and cooperation in strategic alliances" , Advances in Economics, Business and Management Research , 128 , 2461-2466 .

2017

Tinoco, P.C.R., C.J.F. Cândido, I.M.P.L. Feliciano , (2017) , "A importância da avaliação da qualidade percebida em radiologia e o impacto dos fatores sociodemográficos num hospital público português" , Portuguese Journal of Public Health , 35 , 202-213 .

2016

Santos, A.H.M., C. Cândido , (2016) , "Avaliação da qualidade dos serviços bancários online – Proposta de integração dos modelos SERVQUAL, Kano e QFD" , Tourism & Management Studies , 12 , 145-153 .

2013

Campeã, M.H.C., C.J.F. Cândido , (2013) , "A quality improvement approach for developing the human resources of Portuguese local authorities" , International Journal of Professional Management , 8 , 1-13 .

2009

Cândido, C., S.P. Santos , (2009) , "Taxa de insucesso na implementação da estratégia empresarial: uma questão controversa" , Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão , 8 , 10-18 .

2003

Cândido, C. , (2003) , "Contrasting Portuguese and international service quality management in the Algarve hotel industry" , International Journal of Applied Management , 4 , 37-54 .

2001

Cândido, C. , (2001) , "A contingent strategy framework" , International Journal of Applied Management , 2 , 139-156 .

Artigos e Capítulos Publicados em Livros Científicos ou Livro de Atas em Congresso

2022

Camango, C., C.J.F. Cândido , (2022) , "ISO 9001 maintenance, decertification and recertification: A systematic literature review" , XIII Postgraduate Conference ESGHT-ISCAL 2022: Management, Hospitality & Tourism, Universidade do Algarve, 07/07/2022. (Apresentado pelo co-autor.) .
Cândido, C.J.F., L.M.F.R. Ferreira , (2022) , "Antecedents of Expected Performance after ISO 9001 Withdrawal" , 5th European Conference on Industrial Engineering and Operations Management on “Fostering Sustainable, Human-Centric and Resilient Manufacturing”, IEOM Society and Sapienza Universitá di Roma, Italia, Italia, 26-28/07/2022 .
Cândido, C.J.F., L.M.F.R. Ferreira , (2022) , "Expected performance after ISO 9001 withdrawal and its determinants" , ICQEM 2022 – 5th International Conference on Quality Engineering and Management on “A Better World with Quality”, Universidade do Minho, Braga, , 14-15/07/2022 .
Ferreira, L.M.F.R., C.J.F. Cândido , (2022) , "Antecedents of Firm Propensity for ISO 9001 Withdrawal" , 5th European Conference on Industrial Engineering and Operations Management on “Fostering Sustainable, Human-Centric and Resilient Manufacturing”, IEOM Society and Sapienza Universitá di Roma, Italia, 26-28/07/2022 .
Ferreira, L.M.F.R., C.J.F. Cândido , (2022) , "Firm propensity for ISO 9001 withdrawal and its antecedents" , ICQEM 2022 – 5th International Conference on Quality Engineering and Management on “A Better World with Quality”, Universidade do Minho, Braga, 14-15/07/2022 .

2018

Cândido, C.J.F., S.P. Santos , (2018) , "Taxa de insucesso na implementação da estratégia empresarial" , Perez, Rafael A. , Estrategar: Vivir la Estrategia , Buenos Aires , Editorial UNLZ, Universidad Nacional de Lomas de Zamora , 93-95 .

2012

Cândido, C.J.F. , (2012) , "Implementação da estratégia" , N. António , Estratégia Organizacional – Do Mercado à Ética , Lisboa , Escolar Editora , 61-117 .

2011

Cândido, C.J.F. , (2011) , "Qualidade no Sector do Turismo" , Sampaio, P. , Manual Prático para a Gestão e Qualidade nas Organizações , Lisboa , Verlag Dashöfer .

2010

Cândido, C. , (2010) , "Service quality strategy: implementation in Algarve hotels" , J.A. Silva, J. Jafari, N. Scott , Tourism Development and Management: Challenges and Opportunities for Algarve, Portugal , Universidade do Algarve , 163-181 .

2009

Cândido, C.J.F., P.S.P.O. Valle , (2009) , "Inserção profissional e progressão na carreira dos antigos alunos de mestrado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no período de 1992 a 2006" , J.A.M. Silva , Estudos III , Faro , Faculdade de Economia da Universidade do Algarve , 651-678 .

2004

Cândido, C., L. Coelho, R. Peixinho, R. Pereira , (2004) , "Inserção Profissional dos Licenciados em Economia e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no período de 1999 a 2003" , A. Covas, C. Cândido, D. Trigueiros, E. Rebelo, J. Silva, J. Guerreiro, P. Rodrigues, R. Nunes , Estudos I , Faro , Faculdade de Economia da Universidade do Algarve , 665-684 .

Livros Científicos

2019

Cândido, C.J.F. , (2019) , "Estratégia Empresarial: Conceitos, Processos e Instrumentos" , 2.ª Edição , Faro , Editora Silabas & Desafios .

2005

Silva, J.A., Covas, A., Cândido, C.J.F., Trigueiros, D., Rebelo, E., Guerreiro, J., Rodrigues, P.M.M., Nunes, R. , (2005) , "Estudos II" , FEUALG, Faro .

2004

Silva, J.A., Covas, A., Cândido, C.J.F., Trigueiros, D., Rebelo, E., Guerreiro, J., Rodrigues, P.M.M., Nunes, R. , (2004) , "Estudos I" , FEUALG, Faro .

Dissertações de Mestrado

1996

Cândido, C. , (1996) , "A Utilidade dos Quadros Conceptuais de Estratégia Empresarial e o Conceito de Estratégia" , M.Sc. thesis , INDEG/ISCTE , Portugal .

Teses de Doutoramento

2001

Cândido, C. , (2001) , "Implementation of a Service Quality Strategy – Application to the Algarve Hotel Industry" , Ph.D. thesis , School of Business and Finance, Sheffield Hallam University , United Kingdom .

Orientação de Dissertações de Mestrado

2023

2022

2019

Delfino, Pedro M.V. , (2019) , "Descertificação de Empresas Certificadas pela ISO 9001" , M.Sc. (Business management) , Universidade do Algarve .
Ferreira, Luís M.F.R , (2019) , "Perda da Certificação ISO 9001: O Caso das Empresas Portuguesas" , M.Sc. (Business administration) , Universidade do Algarve .

2018

Denise Van Dijk , (2018) , "Marketing as Practice: Business Analysis" , M.Sc. (Marketing) , Universidade do Algarve .

2016

Vasco D.V. Marreiros , (2016) , "Análise SWOT: Casa da Criança do Rogil - IPSS" , M.Sc. (Business Management) , Universidade do Algarve .

2015

Francisco J.P.Sales , (2015) , "Andragogia do Empreendedorismo" , M.Sc. (Economics of Innovation and entrepreurship) , University of Algarve .

2014

Fábio M.R.R. Gonçalves , (2014) , "Fidelização nos Hospitais Privados na Região do Algarve – A perspetiva dos Clientes" , M.Sc. (Health Care Services Management) , Universidade do Algarve .

2013

Ariana H. M. Santos , (2013) , "Avaliação da Qualidade dos Serviços Online. Proposta de um Método a aplicar ao Sector Bancário Português" , MSc (Gestão Empresarial) , Universidade do Algarve .
Irina Agostinho , (2013) , "Avaliação da Qualidade na HPP Clinica Fórum Algarve - Relatório de Estágio" , MSc (Management of Health Units) , Universidade do Algarve .
Maxim Ostapenko , (2013) , "Internship Report: Sines Tecnopolo" , MSc (Innovation Economics and Entrepreneurship) , Universidade do Algarve .
Maxim Ostgapenko , (2013) , "Internship Report: Sines Tecnopolo" , MSc (Economia da Inovação e Empreendedorismo) , Universidade do Algarve .
Paulo C. R. Tinoco , (2013) , "Avaliação da Qualidade Percebida em Saúde: O Caso de Serviço de Radiologia do Hospital de Faro EPE" , MSc (Management of Health Units) , Universidade do Algarve .

2009

Ana M. F. Ramos , (2009) , "Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 – Vantagens ou Desvantagens?" , MSc (Business Management) , Universidade do Algarve .

2006

2004

Manuel H. C. Campeã , (2004) , "Qualidade dos Recursos Humanos das Autarquias Locais" , MSc (Gestão Empresarial) , Universidade do Algarve .

Orientação de Teses de Doutoramento

2022

Luís Martins , (2022) , "Startups and Internationalization: Orientation, Characterization and Team Profile" , Ph.D. (Economic and Management Sciences) , Universidade do Algarve .

2007

Débora E. P. Silva , (2007) , "Sistema de Mensuração de Desempenho: Proposta de um Modelo para a Indústria de Hospitalidade" , PhD (Engenharia da Produção) , Universidade Federal de Pernambuco .