Modelação do efeito das TIC na procura turística com modelos corretores de erro aplicados a dados em painel

19/10/2012 15:30

Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo - Sala 124

Célia Ramos
(Universidade dp Algarve)

Resumo/Abstract: A aliança existente entre a atividade turística e as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) é considerada imprescindível para a competitividade dos destinos e das organizações turísticas. A procura turística efetuada online é caracterizada por uma relevância cada vez mais acentuada, uma vez que o número de reservas online tem apresentado um acentuado crescimento nas duas últimas décadas. Em paralelo, emergiu um novo tipo de viajante que procura valores excecionais nas suas viagens, uma vez que é mais experiente e mais sofisticado, e cujo conhecimento turístico é baseado na experiência de viajar e na procura de informação através da internet. A análise da procura turística não pode ignorar o ambiente tecnológico que envolve atualmente esta atividade.
Neste contexto, os modelos de dados em painel apresentam-se como um dos métodos adequados para a análise da procura turística. Devido às suas características, permitem a utilização de dados de séries temporais e seccionais, enquanto possibilitam a inclusão de variáveis sociais, e a comparação entre diferentes destinos.
A investigação considerada, analisou a procura turística através de modelos de dados em painel, recorrendo a modelos com mecanismos corretores de erros através de uma equação única (ECM) e através de vetores autoregressivos (VECM). Após a modelação e estimação, verificou-se que quanto maior o número de utilizadores de internet maior a probabilidade de a procura turística aumentar, o que nos permite concluir que o ambiente tecnológico que envolve a atividade turística tem incentivado o aumento da procura turística estabelecendo-se como um potencial fator que a determinam, na conjuntura que caracteriza a sociedade atual. Em termos competitivos, e no que se refere aos destinos turísticos, a presença online de um organismo público ou privado, ligado a esta atividade, quer para consulta quer para compra de componentes de viagem, reveste-se de extrema relevância.

Outros seminários / Other seminars: Programa completo / Full programme.

Share