Internacionalização no Cenário Global
LOCALIZAÇÃO EN
Bruno Roque Cignacco (Universidade Nacional de Rosário)
Resumo / Abstract:
Objectivos
- Desenvolver as principais questões fundamentais do cenário global e sua incidência em uma estratégia de internacionalização
- Analisar a vasta problemática empresarial relacionada com a penetração eficaz dos mercados internacionais. Propostas de soluções alternativas.
Introdução
O cenário global caracteriza-se pela grande complexidade e dinamismo. Neste cenário existem crescentes conexões entre os países mercados nos aspectos financeiros, culturais, comerciais, tecnológicos, entre outros. O maior relacionamento entre os países traz como consequência uma concorrência acrescentada que dificulta as acções das empresas que actuam nos mercados internacionais.Por outro lado, as empresas geralmente obtêm inúmeros benefícios no processo de internacionalização. Por tanto, é preciso conhecer em detalhe as principais vantagens da actuação internacional. No cenário global a pequena e média empresa tem grandes dificuldades para aceder aos mercados externos por várias causas. A falta de conhecimentos sobre comércio exterior, a carência de fundos para as diversas actividades internacionais (participação em férias, desenho de web sites, pesquisa de mercados, etc.), a oferta exportável reduzida para a demanda internacional são barreiras para o ingresso as mercados internacionais. É preciso desenvolver algumas soluções concretas para esses inconvenientes de internacionalização que serão sugeridas nesta palestra.
Tópicos
- Principais características do cenário global. Quais são as suas influências mais relevantes na actuação comercial internacional?
- O que é a internacionalização? Benefícios obtidos pelas empresas na sua inserção nos mercados mundiais.
- Problemas mais frequentes da pequena e média empresa no cenário global. Soluções sugeridas para essas problemáticas.
Outros seminários / Other seminars: Programa completo / Full programme.