A qualidade da informação contabilística na perspectiva dos utilizadores: Estudo da opinião dos gestores das PME da região Alentejo

28/02/2012 13:00

Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo - Sala 124

Ana Fialho e Cristiana Mestre
(Universidade de Évora)

Resumo/Abstract: Existe uma forte necessidade de consciencializar as empresas da importância de produzirem uma informação contabilística credível, útil, fidedigna, transparente, ou seja, uma informação contabilística dotada de qualidade. Esta qualidade da informação é importante na medida em que influencia as decisões e o dia-a-dia das empresas que acabam por ditar o seu sucesso e sobrevivência no longo prazo. O trabalho de investigação que se apresenta tem como objectivo analisar se existe ou não relação entre a qualidade da informação contabilística e o perfil do profissional responsável pela elaboração dessa informação, na óptica dos Gestores/Directores Financeiros.
O estudo pretende analisar a percepção dos gestores e Directores financeiros das PME da Região Alentejo, apuradas em dois ranking, 1000 Maiores PME, divulgado na Revista Exame e PME de Excelência, divulgado pelo IAPMEI, ambos referentes a 2010, e a recolha dos dados foi realizada por inquérito. Os resultados obtidos mostram que não existe relação entre a qualidade da informação contabilística e o perfil do profissional responsável pela contabilidade. Contudo, teoricamente sabe-se que sim pois o profissional é a pessoa responsável pela elaboração da contabilidade, logo é o responsável pelas características pelas quais se pauta a informação contabilística, nomeadamente ser fidedigna, relevante, comparável e compreensível aos seus utilizadores, ou seja, é o responsável por transmitir uma imagem verdadeira da entidade.

Outros seminários / Other seminars: Programa completo / Full programme.

Share