15º WORKSHOP APDR | POLÍTICAS PÚBLICAS

24/10/2012 00:00

Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo

Dia 24 de outubro, no Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora.

Uma organização da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) e CEFAGE-UE.

______________________________________________________________________________________________

A competitividade dos países, das regiões e das empresas, está cada vez mais dependente das condições em que, uns e outras, tomam decisões e as concretizam de forma eficiente e eficaz. Neste sentido, hoje, talvez como nunca antes, as capacidades e as competências para a definição e implementação de políticas públicas, por parte do Estado, e de estratégias e iniciativas por parte das demais organizações, é absolutamente decisiva para a qualidade do desempenho global das sociedades em que se inserem.

A relevância, pertinência, coerência e valor acrescentado das políticas públicas são hoje aspectos absolutamente cruciais para as condições de desempenho dos países, das organizações, dos indivíduos, e dos territórios. Desde logo, em função dos contextos regulamentares e de enquadramento que estabelecem, dos mecanismos de incentivo e estímulo em que assentam, dos paradigmas e visão de futuro para que apontam, do nível de sofisticação e inovação que lhe estão associadas, e da intencionalidade estratégica que imprimem e transmitem, numa perspectiva de médio e longo prazo, aos sectores e actividades a que se destinam.

Neste sentido, o presente Workshop procura contribuir para o debate científico e técnico, de natureza multidisciplinar, em torno dos processos de concepção, desenho, avaliação e monitorização de políticas públicas. Dar-se-á também uma particular atenção à problemática da investigação aplicada às políticas públicas.

Procurando contribuir também para que o processo de planeamento das funções e serviços do Estado, da administração pública central e regional, das autarquias, e também das empresas, em Portugal, seja progressivamente mais eficiente, informado e qualificado, e para que os processos de tomada de decisão, e de monitorização dos seus resultados, seja ainda mais assertivo, mais eficaz e consequente.

Subtemas:



  • Inovação, competitividade e conhecimento

  • Reforma administrativa e ordenamento do território

  • Regeneração urbana

  • Emprego, formação e recursos humanos

  • Cooperação e redes

  • Investigação em políticas públicas

Para mais informações consulte a página do evento: 15º WORKSHOP APDR | POLÍTICAS PÚBLICAS.








 
 
 
























Share