Avaliação da qualidade dos serviços bancários online Proposta de integração dos modelos SERVQUAL, Kano e QFD
Santos, A.H.M., C. Cândido
,
(2016)
,
"Avaliação da qualidade dos serviços bancários online Proposta de integração dos modelos SERVQUAL, Kano e QFD"
,
Tourism & Management Studies
,
12
,
145-153
.
CEFAGE Author(s)
Carlos Joaquim Farias Cândido
Abstract
Este artigo centra-se no desenvolvimento teórico de um modelo integrado para a avaliação e a melhoria da qualidade dos serviços de Internet Banking (IB). Após uma revisão da literatura e uma análise crítica dos estudos já elaborados sobre o uso integrado dos modelos de Kano, SERVQUAL e Quality Function Deployment (QFD), propõe-se um modelo integrado significativamente distinto daquele que tem vindo a ser utilizado na literatura. O modelo que se apresenta visa superar as desvantagens inerentes ao modelo integrador existente, contribuindo para um melhor entendimento da voz do cliente e para uma melhoria da qualidade dos serviços de IB. O artigo propõe também um conjunto de proposições para investigação empírica futura.